É bastante comum as pessoas perguntarem se é preciso vacinar gato, e sim, é preciso, pois assim como o cachorro o gato também é suscetível a doenças. Então é de tamanha importância manter seu bichinho de estimação vacinado para que ele tenha uma vida saudável e duradoura.
Venho por meio deste post mostrar para vocês uma tabela de como é feito o esquema de vacinação do gato e falar um pouco de cada doença que seu animal fica imune a essa doença.
Rinotraqueíte - (Herpesvírus felino): A rinotraqueíte felina é uma doença que atinge tanto gatos selvagens quanto domésticos. É transmitida por contato direto, de forma bastante semelhante à nossa gripe, através de contato com as secreções do nariz ou olhos, também podendo ser transmitida indiretamente por espirros. Não sendo contagiosa para humanos.
Panleucopenia Felina: É uma doença viral extremamente contagiosa. Também conhecida pelos nomes Laringotrauqueíte Contagiosa e Agranulocitose Infecciosa, a doença tem o contato direto de um bichano sadio com um animal contaminado como sua principal forma de transmissão.
Afetando o trato digestivo, respiratório e até a medula óssea de gatos, a Panleucopenia Felina tem o vírus da família Parvoviridae como principal agente, e provoca desde diarreias e vômitos até febres e quadros de depressão nos bichanos acometidos.
Calicivirose Felina: é uma infecção bastante séria e um dos principais problemas de saúde que podem acometer os gatos. Também conhecida pela sigla CVF.
Tida como um dos mais comuns problemas respiratórios em gatos (junto com a rinotraqueíte), a Calicivirose Felina também pode ser transmitida por fômites e, portanto, qualquer tipo de brinquedo ou acessório utilizado por animais contaminados deve ser descartado – já que podem armazenar o Calcivirus por até uma semana, facilitando o contágio de outros bichanos que entrem em contato com tais objetos.
Leucemia Felina a Vírus: Muitas doenças podem acometer os bichanos, no entanto, algumas estão entre as mais preocupantes e perigosas para os gatos, como a FIV (conhecida como a AIDS Felina) e a FELV – Leucemia Felina. Em ambos os casos, as doenças enfraquecem o sistema imunológico dos bichanos que, sem proteção, acabam infectados por outros diversos problemas que podem levá-los à morte.
Clamidiose Felina: Causada por uma bactéria batizada de Clamidia Psittaci, a Clamidiose Felina é uma infecção que afeta o trato respiratório e ocular dos gatos, provocando sintomas como os da conjuntivite e da rinite no animal.
Raiva em gatos: A raiva em gatos é transmitida por meio do contato direto entre um felino sadio e outro doente, sendo que a saliva do animal contaminado é a principal fonte da infecção. Dito isso, é fácil concluir que as mordidas são o principal meio de transmissão da doença; sendo que machucados por arranhões e feridas abertas também podem aumentar bastante as chances de contaminação, quando há contato com a mucosa de um animal infectado (por lambidas, por exemplo).
Considerada uma zoonose, a raiva também pode afetar os seres humanos – que, caso não recebam um tratamento imediato, podem sofrer graves problemas (incluindo a necessidade de amputação de membros atingidos pela doença) e correr sérios riscos de vida.
- A vacinas devem ser reforçadas anualmente.
Espero que eu tenho ajudado, e quem quiser comentar ou da dicas, fiquem a vontade. E não deixem de sempre em caso de qualquer dúvida de ir falar com um Médico Veterinário.